5ª Subseção realiza 1ª reunião ordinária do ano
Postado em: 04/02/2016
A diretoria da 5ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Espírito Santo (OAB-ES) realizou a 1ª Reunião Ordinária do ano (2016) com os advogados da Comarca de Barra de São Francisco/ES.
A reunião foi dirigida pelo presidente da Subseção, Raony Fonseca Scheffer Pereira (Barra de São Francisco), acompanhado do vice-presidente Jones Madson Telles (Ecoporanga), do secretário-geral Apolônio Paulo Paiva de Souza Amorim (Água Doce do Norte), do secretário-adjunto Eduardo dos Santos Aggum Capettini (Mantenópolis) e da tesoureira Silda Maria Machado (Barra de São Francisco).
Participaram da reunião os ex-presidentes Jaltair Rodrigues de Oliveira e Mauly Martins da Silva (atualmente Conselheiro Estadual da OAB-ES), e um grande número de advogados.
Segundo o atual presidente da 5ª Subseção – OAB/ES, Raony Scheffer, a reunião foi muito importante e produtiva. “Nós expusemos a atual situação da Subseção e da Seccional, o momento que estamos vivendo, nossas conquistas já no primeiro mês de gestão e as perspectivas futuras. A reunião serviu para identificar os problemas e as necessidades comuns à classe, e encontrarmos soluções em conjunto. Construímos um verdadeiro diálogo. É assim que vamos trabalhar: realizando uma gestão democrática, estratégica, plural, onde todos advogados possam participar e de ter voz nas deliberações. Precisamos unir forças para conquistar nossos ideais.”
Em conversa com os advogados, o presidente Raony Scheffer clamou por maior união entre a classe. “Somos hoje 945 mil advogados em todo o País. Somos 18.300 inscritos em nosso Estado. E somos 197 em nossa Subseção. Temos um grande exército, uma tropa diferenciada, cuja força está em seu capital intelectual, na nossa qualidade de “formadores de opinião”. É isso que somos”, enfatizou Raony Scheffer, em uma de suas falas.
“Se nos mantivermos unidos, somos a classe mais forte deste país. Nenhuma outra se equipara a nossa”, ressaltou o presidente.
Na reunião foram registradas algumas das conquistas já alcançadas no primeiro mês de gestão da atual diretoria, foram criadas comissões, e debatido diversos assuntos de interesse da classe.
Raony Scheffer incentivou a criação de campanha para que os advogados inadimplentes possam acertar suas situações financeiras perante a tesouraria da Ordem, destacando a importância de se manter as anuidades em dia. Incentivou ainda campanha em defesa das prerrogativas profissionais; e campanha em favor da dignidade dos honorários advocatícios. Lembrou que quanto aos honorários, com o novo CPC a esperança é que eles sejam mais respeitados, tendo em vista que foi diminuída a margem de discricionariedade dos juízes, através dos novos parâmetros que foram criados para a fixação dos honorários sucumbenciais - o que veio para corrigir as injustiças que vinham sendo praticadas no tocante à sucumbência, principalmente quando se envolvia causas contra a Fazenda Pública.
Foram ainda tratados na reunião o combate à advocacia administrativa, à concorrência desleal e à violação das prerrogativas; bem como o aviltamento na fixação dos honorários em relação aos advogados dativos, e nas propostas feitas pelos grandes escritórios quanto à advocacia correspondente.
Os membros da diretoria irão também realizar reuniões itinerantes nas outras comarcas que compõem a 5ª Subseção. A próxima será em Água Doce do Norte (04/02); depois em Ecoporanga (11/02); e a seguir serão agendas reuniões para Águia Branca e Mantenópolis.